segunda-feira, 12 de maio de 2008

PERIGO ! Saúde em risco...

Estima-se que, depois do fumo do tabaco, o radão seja o maior responsável por cancro do pulmão. Uma pessoa exposta, ao longo da sua vida, a 400 Bq/m3 deste gás, tem o dobro das hipóteses de vir a sofrer da referida doença. O risco é ainda maior para os fumadores.

O radão na Tabela Periódica...




O radão (Rn), pertence ao sexto grupo e período dezoito (gases nobres) da Tabela Periódica. A sua massa atómica relativa é de 222,2 e o nº atómico é 86, sendo o seu estado físico, à temperatura ambiente, gasoso.

Quais os valores limite de concentração do Radão em espaços fechados ?

A União Europeia (Directiva 90/143/EURATOM) recomenda que para habitações já construídas as concentrações médias anuais não ultrapassem os 400 Bq/m3 e que para futuras construções os níveis de radão sejam mantidos abaixo dos 200 Bq/m3.
Vários países adoptaram já limites legais de radão nas habitações (por exemplo: Suiça 200 Bq/m3). Para alcançar estes níveis há que planear de forma mais cuidadosa a construção dos edifícios (com caixas de ar, ventilação) e dar atenção à escolha dos materiais de construção. Isto é importante, sobretudo, nas regiões de radioactividade natural mais elevada, como as regiões graníticas.

Quais as horas e épocas em que este gás é mais intenso ?




De onde provém este perigoso gás ?

O radão provém das pequenas quantidades de urânio e rádio presentes, em proporções variáveis, na maior parte dos solos e rochas e, consequentemente, em materiais de construção. Devemos ter em atenção as fendas nas nossas casas e os materias com que as construimos, visto que as rochas que libertam mais Radão são as rochas granitícas.

O que é o Radão ?

O radão é um gás de origem natural, radioactivo, cujos átomos se desintegram originando outros elementos também radioactivos, causando todos eles exposição do Homem às radiações ionizantes. Este gás é inodoro, incolor e insípido e, por isso, não detectável pelos nossos sentidos, ou seja, só detectamos a sua presença através de medições.

Brevemente...

Em breve publicaremos toda a informação que recolhemos ao longo deste ano lectivo sobre este inquilino indesejável, o radão, e alertaremos toda a comunidade dos perigos que ele representa no nosso dia-a-dia.